segunda-feira, 5 de julho de 2010

Hinário Para o Culto Cristão x Hinário Adventista



Dizem que a comissão de música que coordenou a edição de 1996 do Hinário Adventista havia votado não incluir hinos de compositores adventistas contemporâneos e a justificativa era o teste do tempo.
No entanto essa mesma comissão votou também: usar o Hinário Para o Culto Cristão como modelo de excelência editorial. Quando eles folhearam o índice perceberam que ficaria muito desagradável o Hinário Adventista não colocar hinos de seus compositores sendo que a igreja Batista Brasileira colcocou autores brasileiros e até Adventistas. Foi assim que o Hinário Adventista incluiu os hinos de Jader Santos, Williams Costa Júnior, Lineu Soares, Silmar Correia entre outros compositores Adventistas. 

Apresento abaixo o Hino Escolhido pelos Batistas para o Hinário Para o Culto Cristão que ainda permanece desconhecido entre os Adventistas. Coloco também uma parte do livro com Notas Históricas do HCC. Aproveito para clamar por essa lacuna na hinódia Adventista. Não conhecemos e nem valorizamos a nossa história e herança musical. Quão bom seria termos um livro com a história de todos os Hinos incluídos no Hinário Adventista.

Os Batistas também publicaram uma edição facilitada para teclado e piano. E ao meu ver juntamente com uma edição facilitada para piano penso que as orquestrações dos cds do Hinário Adventista deveriam ser publicadas ou disponibilizadas para os os instrumentistas. Pois os cds não só resultaram na ausência de pianistas como desistimulou imensamente nossos instrumentistas no desenvolvimento de seus talentos para a igreja.






2 comentários:

  1. Muito bom mesmo as duas versões do hinário e as notas históricas lançado pela JUERP. Tem também a revista Louvor publicada pelos Batistas e é uma referencia para quem trabalha com música nas igrejas do Brasil.
    Maestro Flávio, admiro seu trabalho e oro a Deus para que você possa ser sempre instrumento de Deus!

    Eva

    ResponderExcluir
  2. Flavio, sei que já faz tempo qu escreveu este post, mas somente hoje tomei conhecimento dele e considero que você escreveu justamente o que penso e estou vivendo. Há 1 ano comecei o aprendizado do meu violino e como tenho encontrado dificuldade para achar musicas em nossa igreja. Parabens por sua iniciativa em disponibilizar suas parituras. Saiba que sua obra estará sendo relembrada em minhas humildes apresentações em minha igreja.

    ResponderExcluir